Como os humanos, certos animais também se tornam menos sociáveis com a idade
Estudos anteriores já haviam indicado que os humanos tendem a se tornar menos sociáveis à medida que envelhecem. Mas, agora, uma série de novas pesquisas sugere que não estamos sozinhos nessa mudança de comportamento: diversos outros grupos de animais também podem se tornar idosos mais isolados – e que isso nem sempre é algo negativo.
Uma edição especial da revista Philosophical Transactions of the Royal Society B Biological Sciences traz 16 artigos que analisam a relação entre idade e conexões sociais em espécies como veados selvagens, insetos, macacos, pássaros e centenas de outros animais. Todo o material foi editado por Josh Firth, pesquisador da Universidade de Leeds, na Inglaterra.
Ao jornal The Guardian, Firth explica que os estudos, além de identificarem o isolamento nos animais mais velhos, exploraram as possíveis causas e consequências desse processo. Assim, cientistas perceberam que, para os bichos, isolar-se também pode trazer custos e benefícios. Vamos a eles.
Vantagens e desvantagens do isolamento
Uma das pesquisas indicou que animais sociais vivem mais do que aqueles com tendência de isolamento. Isso acontece, sobretudo, porque esses indivíduos organizados em grupos apresentam tempos de gestação mais longos, bem como maiores janelas reprodutivas. Tais características representam vantagens evolutivas.
Por outro lado, um outro estudo sugere que, embora o declínio nas conexões seja frequentemente visto como negativo, ele também pode trazer benefícios para os macacos-rhesus. O afastamento natural desses animais do resto da população faz com que os exemplares idosos reduzam o seu risco de exposição a doenças graves.
Dado que o sistema imunológico perde sua capacidade de combater infecções com o tempo, isso pode representar um alongamento de sua expectativa de vida.
Uma terceira pesquisa, focada em analisar a contaminação de veados vermelhos fêmeas adultas por vermes parasitários chegou a conclusões semelhantes.
“Embora certamente valha a pena ainda tentar mitigar as desvantagens óbvias que podem surgir com a redução das conexões sociais com o envelhecimento, também devemos considerar os seus benefícios potenciais”, conclui Firth.
(Arthur Almeida)