Cerca de 80 pessoas são retiradas de área em bairro de Cuiabá
Cerca de oitenta pessoas que estavam ocupando um terreno no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá, foram retiradas do local na manhã desta quarta-feira (30), após uma ordem de reintegração de posse.
A decisão foi assinada na terça-feira (29) pelo juiz Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro da 2ª Vara Cível da Capital.
No dia 12 de abril, os réus haviam sido intimados para uma desocupação voluntária no prazo de 30 dias.
Um oficial de justiça apontou a existência de 54 edificações na ocupação, sendo apenas seis de alvenaria. Alguns sequer estavam completamente edificados, sendo apenas “esqueletos” de barracos.
A Defensoria Pública encaminhou à época uma lista com 85 pessoas para a Prefeitura de Cuiabá para serem incluídas no programa Aluguel Social.
A equipe da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá acompanhou a ação e informou ao MidiaNews que ficará responsável pelo levantamento do total de famílias hipovulneráveis após acordo com a Procuradoria Geral do Município, a Defensoria Pública e o proprietário do terreno.
Das 80 pessoas que foram desalojadas, somente oito estão aptas e irão receber, por três meses, o aluguel social no valor de R$ 500.
Segundo a Secretaria, o proprietário disponibilizou um barracão na Rua Barão de Melgaço, para guardar temporariamente pertences das famílias.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública também informou que as forças policiais atuaram na ação na manhã desta quarta, em apoio ao Judiciário no cumprimento da decisão de reintegração de posse