Centro Estadual de Cidadania realizou mais de 98 mil atendimentos nos primeiros oito meses deste ano
Emissão de documentos, intermediação de mão de obra e habilitação do seguro desemprego estão entre os 98.237 mil atendimentos realizados de janeiro a agosto deste ano pelo Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A unidade localizada no Várzea Grande Shopping, reúne em um só espaço físico serviços públicos com a finalidade de facilitar o acesso da população várzea-grandense.
Entre os órgãos que prestam serviço no local estão o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Procon Estadual, o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), a Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Politec e a Setasc.
Morador do bairro Sol Nascente 2, no município, Licínio de Almeida procurou no CEC para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Politec e destacou a agilidade no atendimento.
“Eu vim para renovar o meu RG e o atendimento foi muito rápido. Gosto de vir aqui porque é perto e tem vários serviços aqui para a população. Não preciso ir para Cuiabá fazer os serviços”, pontuou.
A concentração dos serviços num só lugar também é um ponto importante, na avaliação do morador do bairro Mapim, Emerson de Lima Moreira, que esteve na unidade para reagendar a prova teórica do Detran.
“Ter vários serviços em um só lugar é muito bom para a gente, porque não precisamos ir em vários lugares. Sempre que preciso de algum atendimento, venho aqui porque é mais prático”, contou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou que o Centro Estadual de Cidadania procura oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro.
“O CEC está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, ter um espaço com diversos serviços facilita o acesso aos cidadãos.
“O fato de ser uma parte descentralizada da Setasc, situada em um local de fácil acesso, faz com que as pessoas que possuem maior dificuldade ao encontrar os serviços, consiga os atendimentos mais rapidamente, não havendo a necessidade de estarem se deslocando a outros lugares”, avaliou a coordenadora da unidade.
Nesses primeiros oito meses deste ano, entre os serviços do Detran-MT mais solicitados estão a abertura de processo e protocolo de entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, dentre outros.
Outro órgão com número expressivo da atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 9.892 mil atendimentos, dentre eles a captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.
Neste período, a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) já realizou 5.396 mil atendimentos com emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A Setasc ainda ofertou 20.903 mil atendimentos para tirar dúvidas e solicitar informações e orientações gerais. Em relação às ações de cidadania, foram 499 atendimentos. Já no Procon-MT houve o registro de 1.510 atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.
A Secretaria de Fazenda esteve presente no Centro Estadual de Cidadania até o mês de maio, com 3.094 mil atendimentos, entre presenciais e remotos, como informações tributárias e emissão de notas.
O atendimento ao público no CEC ocorre das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3 694-0503.