Casa das Pretas promove a ‘Festa da Resistência’ para celebrar movimento em MT

Casa das Pretas promove a ‘Festa da Resistência’ para celebrar movimento em MT
Chico Ferreira

Centro Cultural Casa das Pretas promove, no próximo dia 20 de outubro, a “Festa da Resistência”, para celebrar todas as iniciativas do movimento negro para que haja políticas de igualdade racial no Estado de Mato Grosso.

O evento será realizado a partir das 16 horas e contará com apresentações de movimentos e organizações que realizam trabalhos na Casa das Pretas, como: Anjos da Lata, Buriti Nagô, Capoeira e outras manifestações culturais.

“A celebração é primeiramente à nossa resistência, ao fato de estarmos vivas diante de tantas atrocidades, do racismo que é estrutural. Também é o momento de celebrarmos o Projeto de Lei nº 5.384/2020 de autoria da Deputada Maria do Rosário, que renova a Lei nº 12.711/12- Lei de Costas que foi sancionado pelo presidente Lula no dia 13 de novembro deste ano. Isso traça uma perspectiva do esperançar, pensando no mundo em que haja possibilidades e caminhos para as nossas crianças e jovens possam ter direitos e acesso às Universidades públicas do Brasil, então celebraremos!” – pontua Antonieta Luisa Costa, presidenta do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso- IMUNE-MT.

Antonieta também ressalta que a Casa das Pretas estará aberta a comunidade para que todos conheçam a Afroteca comunitária Carolina Maria de Jesus. O grupo de escrevivências estará atendendo e dando orientações no dia. A partir das 19h o grupo Raízes do Samba embalará a noite do dia de celebração de conquistas e reflexões sobre a vida do povo preto.

O evento é uma realização do IMUNE-MT e Casa das Pretas com o apoio do vereador Robinson Ciréia, CUT-MT e Juventude Revolução. A entrada será gratuita a toda a comunidade. Diversas qualidades de caldos e bebidas serão comercializadas com o intuito de reverter fundos para o Centro Cultural.

Sobre a Casa das Pretas

O Centro Cultural Casa das Pretas possui a proposta de abarcar ações comunitárias protagonizadas pela comunidade negra, especialmente as mulheres negras. O espaço é a primeira grande estrutura do movimento negro do estado de Mato Grosso. O prédio está localizado no centro histórico da capital mato-grossense em frente à Praça da Mandioca, região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O IMUNE – Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso é uma das organizações responsáveis pela fundação e organização da casa que reúne diversas linguagens e variadas produções, articulando iniciativas culturais, ações educativas sobre raça, gênero, equidade, pautas LGBTQIAPN+ e formação política para a participação cidadã na defesa dos direitos humanos. Sendo assim, um centro de referência não somente para Cuiabá, mas para todo o Estado de Mato Grosso.

(GD)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?