Canais de atendimento da Sefaz são apresentados para empresários mato-grossenses

Canais de atendimento da Sefaz são apresentados para empresários mato-grossenses
Flávio Costa/Sefaz-MT

Os novos canais de atendimento da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) e as inovações promovidas pela pasta fazendária foram apresentados para empresários e empreendedores do estado. O assunto foi abordado no “Palco Territórios que Empreendem”, nesta sexta-feira (06), e na “Arena do Conhecimento”, neste sábado (07), durante a 13º Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT).

Atualmente, a Sefaz conta com canais de atendimento virtual, telefônico e presencial. De acordo com o superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Rafael Vieira, as mudanças promovidas pela secretaria são voltadas, principalmente, para o atendimento virtual.

“Estamos digitalizando os serviços fazendários, dando mais autonomia ao cidadão e empresas, desburocratizando processos e aumentando o nível de eficiência nos serviços prestados. É importante destacar que a gente conseguiu dosar esses dois movimentos: da digitalização mantendo a qualidade no atendimento”.

Para Vieira, o novo modelo de atendimento da Sefaz é baseado em três pilares. “Digital, sem deixar de ser humanizado, resolutivo e proativo, promovendo e facilitando a regularidade dos contribuintes”, disse o superintendente durante a apresentação na Feira.

Dentre as inovações está o fórum online criado no início deste ano para levar, de forma ágil e eficiente, conhecimento aos contribuintes sobre tributação, legislação e procedimentos fiscais. O serviço é acessado em ambiente virtual, por qualquer cidadão, empresário ou profissional da área contábil, que pode interagir e conversar sobre assuntos tributários.

“O fórum utiliza métodos modernos de desenvolvimento ágil e replica a maneira como as pessoas estão acostumadas a dirimir dúvidas e construir o conhecimento em meios digitais. A ferramenta tem funcionado muito bem e auxiliado na resolução de eventuais dúvidas que são comuns aos contribuintes, evitando que a pessoa tenha que entrar em contato com a Sefaz ou ir presencialmente a uma unidade de atendimento”, afirma Rafael.

No atendimento presencial, a Secretaria de Fazenda também tem promovido mudanças como a abertura de novos postos de atendimento, em parceria com os municípios. As chamadas Unidades de Serviço Conveniadas (USCs) oferecem os serviços fazendários de forma descentralizada, facilitando a vida do contribuinte. Atualmente, a Sefaz mantém convênio com mais de 120 prefeituras para que o atendimento seja prestado de forma eficaz e célere.

Marcelo Valadares, da sala do empreendedor de Água Boa, participou do painel da Sefaz e afirmou que a palestra vai contribuir para o atendimento que é prestado ao micro e pequeno empreendedor. “A gente tem [na sala do empreendedor] um atendimento exclusivo ao Microempreendedores Individuais (MEI) e muitos produtores têm dúvidas, por exemplo, sobre a emissão de nota fiscal. É muito importante esse tipo de informação sobre os canais de atendimento. Essa informação tem que chegar na ponta. Então, essa contribuição vai ser muito válida para a gente poder ajudar o MEI e ele ter um acesso às informações de uma forma mais célebre”.

A 13ª Feira do Empreendedor de Mato Grosso é realizada no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), com entrada gratuita, e teve início na quinta-feira (05). A programação segue até domingo, dia 08 de outubro, com palestras, oficinas, consultoria, além de exposição, das 14h às 22h. Ao todo, serão mais de 36 horas, com mais de 200 palestras e mais de 80 expositores, e uma expectativa de impactar mais de 100 mil empreendedores e futuros empreendedores, conforme o Sebrae MT.

Astrogildo Aécio Nunes

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