BRT em VG: Transporte coletivo fará parada em baias instaladas na avenida da FEB

BRT em VG: Transporte coletivo fará parada em baias instaladas na avenida da FEB
Transporte coletivo fará parada em baias instaladas na avenida da FEB - Divulgação; obras

Com a interdição de meia pista nos dois sentidos da Avenida da FEB, em razão das obras de implantação do BRT (Bus Rapid Transit), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana constrói baias para parada de ônibus abaixo do Viaduto Isabel Campos, em Várzea Grande.

A estrutura provisória – ‘baia de ônibus’ – que se refere à área da pista de rolamento destinada ao embarque e desembarque de passageiros do transporte público, ou paradas de emergência – irá entrar em operação a partir de quinta-feira (06.07), em razão das obras no trecho do viaduto, que dá acesso à Ponte Nova, na avenida Miguel Sutil em Cuiabá, até a trincheira do Zero KM.

Em entrevista ao , o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, afirmou que as baias contribuem para garantir a faixa exclusiva à direita (Direita Livre) nos dois sentidos da pista, consequentemente proporcionando maior fluidez no trânsito.

“Elas foram feitas para ajudar no fluxo, para não parar na pista, como já está meia pista, os ônibus podem entrar nas baias. A primeira estrutura ficará antes da ponte (perto do Fort, Ministério da Agricultura), a segunda fica embaixo do viaduto Isabel Campos e sairá na Feb Saúde. A parada da Pemaza vamos transferir para a baia do viaduto Isabel Campos”, explicou o coordenador.

O objetivo, segundo Cidomar de Arruda, é não parar os ônibus na pista e com isso evitar engarrafamento. “Daremos mais agilidade e mais segurança para as pessoas pegarem ônibus. Dentro da baia fica mais seguro”

“Daremos mais agilidade e mais segurança para as pessoas pegarem ônibus”

Para garantir a segurança dos passageiros, o coordenador explica que será mantido as telas de proteção na via próximo ao Feb Saúde. “É um canteiro de obras por inteiro agora. Teremos faixas de proteção provisórias devido às obras, uma delas já ajustou (a primeira do Fort Atacadista) – estamos deixando uma travessia lá -. A do Feb Saúde vamos manter, somente vamos fazer uma adequação dela (o pessoal atravessa a via e vai até embaixo do viaduto para pegar os ônibus), seguindo sentido centro, não terá mais parada”, destacou Cidomar.

Uma terceira parada, ou seja, “baia de ônibus”, será instalada após o semáforo da Drogasil, situado na avenida João Ponce de Arruda, sentindo rotatória Km Zero.

Ainda conforme o coordenador, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito estarão dando apoio suporte nas interdições. “As paradas estamos terminando os ajustes neste final de semana, quarta para quinta-feira já estiver em operação essas baias.”

(VGN)

Astrogildo Aécio Nunes

Posso ajudar?