Balsa ecológica recolhe quase meia tonelada de lixo do Rio Cuiabá em apenas uma ação

Balsa ecológica recolhe quase meia tonelada de lixo do Rio Cuiabá em apenas uma ação
Chama atenção o acúmulo de garrafas pet, sacolas, copos, latas e até resto de móveis  - Fotos: Assessoria

Realizada pela Locar Saneamento Ambiental, o serviço de coleta fluvial de lixo está em plena operação na limpeza do Rio Cuiabá. Nesta terça-feira (04), por exemplo, em apenas uma das ações, a equipe de trabalhadores recolheu quase meia tonelada de resíduos sólidos, utilizando a nova balsa ecológica.

Em vídeo gravado por um dos funcionários da empresa é possível ver uma grande concentração de lixo nas proximidades da estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA Sul). Nas imagens, chama a atenção o acúmulo de garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis, latas e até resto de móveis.

Desde que a atividade foi iniciada, em janeiro deste ano, mais de cinco toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas do maior patrimônio natural da Capital. Todo material recolhido também é transportado pela Locar para o aterro sanitário Ecoparque Pantanal, localizado na região do bairro Pedra 90.

“A balsa cumpre essa importante função com o Rio Cuiabá. Mas, infelizmente, precisamos destacar a grande quantidade de lixo descartados irregularmente que recolhemos. É preciso que a população também entenda que possui um papel importante na limpeza da cidade e preservação do meio ambiente”, afirma o diretor da Locar, Carlos Buarque Filho.

A nova balsa ecológica entrou em operação a partir da vigência do atual contrato celebrado entre a Locar Saneamento Ambiental e a Prefeitura de Cuiabá. O equipamento foi adquirido pela empresa que, igualmente, é a responsável pela manutenção. Dessa forma, o Município paga apenas pelo lixo recolhido, assim como acontece com a coleta domiciliar.

A implantação da coleta fluvial faz parte do compromisso da prestadora de serviço com a limpeza e conservação da cidade. A operação no Rio Cuiabá é realizada de segunda a sexta-feira, no trecho situado entre a Marina Beira Rio e a comunidade São Gonçalo Beira Rio. O trabalho conta com uma equipe composta por auxiliares de convés e coletores.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?