Moradores destacam mudança na saúde após reformas de prédios durante intervenção: “Temos orgulho de ir nas unidades”
A estrutura das unidades de saúde de Cuiabá mudou completamente após nove meses e meio de gestão do Governo de Mato Grosso, como relatam os próprios moradores das regiões em que os prédios foram reformados pelo Gabinete de Intervenção Estadual. Os ambientes se tornaram mais acolhedores e em condições de prestar um bom atendimento.
O presidente do Bairro Altos da Boa Vista, Domingos Rodrigues, que costuma buscar atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Despraiado, uma das seis que foram completamente reformadas, contou que o prédio estava em péssimas condições de atendimento e sem médicos e medicamentos, antes da reforma feita pela intervenção.
“A unidade, como estava, era caso de polícia. Com a reforma, o prédio ficou maravilhoso. Passamos a ter médicos e remédios perto de casa. Agora, temos muito orgulho de ir na unidade e sempre falo que agora temos a unidade que o nosso povo merecia”, disse.
A USF do Bairro Novo Mato Grosso tinha sido fechada em fevereiro de 2023 por condições insalubres de funcionamento e, durante a intervenção, passou por uma reforma completa.
“Nosso posto estava totalmente abandonado. A gente entrava na recepção e já via a precariedade. Essa é uma unidade que atende quatro bairros e não tinha condições de receber os moradores. O forro chegou a ceder com a chuva e um monte de fezes de pombo caía dentro da unidade. O esgoto corria na frente. Era um posto abandonado”, lembrou o morador Carlos Antônio.
Segundo ele, a reforma era esperada há anos. “Agora dá gosto de ver. A unidade está bonita, mudou totalmente a cara. Dá para trazer as crianças, os hipertensos. A comunidade pode vir consultar dignamente”, destacou.
Moradora do Bairro Jardim Imperial II, Márcia Campos foi à Unidade de Saúde da Família (USF), logo depois da inauguração da reforma, em setembro de 2023, e notou a diferença.
“A acolhida já começa na estrutura que é ótima. Quando a gente chega num lugar que está limpo, a gente se sente importante, dá a sensação de pertencimento. Se temos saúde, enfrentamos qualquer coisa. E, para ter saúde, a gente precisa desse acolhimento, de um atendimento respeitoso e de qualidade, que recebi aqui”, declarou.
Para melhorar o atendimento, o Gabinete de Intervenção transferiu o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funcionava em um local no Bairro Grande Terceiro, sem condições de trabalho, para um imóvel moderno e totalmente preparado para receber os pacientes, no Bairro Lixeira.
No dia da inauguração da unidade, a médica Marina Azém, que atua no SAE desde 2002, contou emocionada que em todos esses anos, mesmo em condições ruins, a equipe sempre trabalhou com empenho e por amor.
“Isso aqui é um sonho de 20 anos. Nós já passamos situações muito difíceis, em que nossos pacientes ficavam na calçada sentados em cadeiras de plástico. Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde olha com carinho e atenção para nós, servidores e pacientes. Não existe um gesto maior de amor que se poderia dar para este serviço, do que estas instalações”, pontuou a profissional.