Primeiro piloto autista do Brasil é convidado da Tribuna Livre
No dia 18 de junho, data em que se comemora o Dia do Orgulho Autista no país, a vereadora Maysa Leão (Republicanos), convidou Dimy Kalinowski – primeiro piloto autista do Brasil, a utilizar a Tribuna da Câmara. O vice-campeão mato-grossense utilizou o espaço para falar sobre a sua vivência esportiva e condição neurodivergente.
“Sou Dimy Kalinowski, primeiro piloto de corrida diagnosticado com autismo na história do país. Eu compito no campeonato Mato-Grossense de kart F4, campeonato graduado. E também competi na Copa Mato Grosso no ano passado e também atualmente estou correndo na Copa CKB em São Paulo, sendo o primeiro piloto diagnosticado com autismo que correu lá, que chegou aqui há algum tempo”, se apresentou Dimy aos vereadores do parlamento.
Segundo o piloto, ele sempre foi bem recebido no ambiente automobilístico. ‘eu não era recebido dessa forma no ambiente escolar, e eu agradeço muito ao apoio de todos os que permitiram que eu entrasse, que eu competisse, com condições de igualdade e com regras idênticas aos outros corredores’, disse o vice-campeão.
A sua mãe, Branca Fernanda, também utilizou da fala no plenário. Para ela é importante que a sociedade olhe para as potências autistas e as protejam.
“Tem que ser alertado, tem que ser valorizado, tem que ser potencializado. Não por piedade, mas pelo potencial que um autista é capaz de ter. Adaptações são necessárias, mas o potencial de um autista, ele é muito, muito grande. E isso nós não podemos desperdiçar”, relatou a mãe atípica.
A vereadora Maysa Leão, ativista em defesa dos neurodivergentes, agradeceu a presença dos convidados no plenário e compartilhou a sua vivência como mãe atípica.
“Tenho muito orgulho e agradecimento a Deus por ele ter me dado a dádiva de viver a maternidade atípica. A maternidade atípica nos ensina que todos os dias nós enfrentamos desafios e colhemos vitórias inimagináveis. A gente aprende a valorizar cada detalhe. A gente aprende a lutar por nossos sonhos e entregar os nossos sonhos à Deus”, finalizou a republicana.
(Da Assessoria)