Escola realiza Feira de Profissões para orientar estudantes sobre Enem

Escola realiza Feira de Profissões para orientar estudantes sobre Enem
Divulgação

Escola Estadual Professor João Crisostomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), está promovendo a 1ª Expo Enem, uma feira de ciências e profissões voltada para os estudantes do ensino médio.

O evento começou nesta quinta-feira (26.10) e vai até sexta-feira (27.10), na quadra de esportes da escola.

Com a proximidade das provas do Enem, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de novembro, a feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais.

Os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras e demonstrações feitas por profissionais de diversas áreas, como saúde humana e animal, educação, engenharia, direito, administração, entre outras.

“Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem as diferentes possibilidades de formação e carreira, além de tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o processo seletivo de instituições que oferecem cursos universitários ou técnicos”, disse o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes.

O diretor da escola, Alex Rufino da Silva, ressaltou que a unidade de ensino está empenhada em proporcionar um ambiente acolhedor aos 750 estudantes divididos entre o ensino fundamental II e ensino médio, visando auxiliá-los na escolha de suas futuras profissões e no planejamento de suas carreiras.

“A expectativa é que a nossa primeira feira seja um sucesso e contribua para o êxito dos estudantes no Enem e na continuidade dos seus estudos”, afirmou.

Interessada pela área da saúde, a estudante Agda Gabriele Oliveira, 15 anos, teve a oportunidade de conhecer os cursos de fisioterapia e enfermagem. Para ela, ter contato com profissionais da área médica reforça o interesse pela atividade que pretende seguir.

“Meu sonho é ser médica e está sendo bom ver de perto algumas ações sobre o que mais quero fazer na vida, que é cuidar da saúde de pessoas”, disse.

Já Alana Cristina, 16 anos, pensa em ter o seu próprio negócio na área de confeitaria.

“É uma profissão que me atrai desde criança e, agora no Ensino Médio e me preparando para o Enem, vejo que esse sonho está cada vez mais perto de se realizar”. Para a estudante, empreender em algo que a faz se sentir realizada é uma meta de vida. “Vou ser o que sempre sonhei”.

Esteffany Lorrane, 16 anos, se sente pronta para fazer o Enem e tem diversos planos. Pensa em ser advogada ou tentar carreira como oficial da Polícia Militar.

“O importante é escolher a profissão que me fará bem e não apenas financeiramente”. De acordo com ela, é fundamental fazer escolhas o quanto antes e a Expo Enem está ajudando neste ponto. “Aqui temos contato direto com várias universidades e podemos tirar dúvidas também”.

A Expo Enem também conta com estandes de instituições de ensino técnico e profissionalizante, que mostram as opções de cursos técnicos disponíveis e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, entre elas o Senai, Senac, Unemat, Ceteps – Rede de Ensino Técnico, Unifecaf, Faculdade Fasipe, Super Estágios, além da participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), com a carreta do MT Ciências.

(MidiaNews)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?