1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil integra programação do mês de junho da Assistência Social.

1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil integra programação do mês de junho da Assistência Social.
Foto: Emanoele Daiane

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza o 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SFCV e o Programa Siminina. A ação integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

O concurso tem como principal objetivo convidar o público assistido pelos programas socioassistenciais da capital a refletirem sobre a temática do trabalho infantil de forma lúdica, participativa, dinâmica e contextualizada, bem como sensibilizar as famílias e a sociedade sobre a necessidade da prevenção e combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Serão avaliados critérios como Criatividade; Originalidade; Comunicabilidade e fidelidade ao tema; Qualidade artística. O resultado será divulgado no dia 27 de junho e a entrega da premiação será logo em seguida, no dia 28. Serão desclassificados os desenhos que não abordarem a temática do trabalho infantil. Os prêmios serão entregues ao autor do trabalho, pessoalmente.

O período para produção dos desenhos e inscrições para garantir a participação no 1º Concurso de Redação será a partir das 8h da próxima segunda-feira (19) até as 17h do dia 21 (quarta-feira).

Cada unidade de Cras e Siminina pode inscrever até 6 (seis) desenhos, sendo 3 (três) de cada categoria. A ficha de inscrição e formulário de autorização de imagens deverão ser entregues juntamente com o desenho em tamanho A4, contendo identificação do participante e da unidade no verso. Encerrado o prazo das inscrições, os desenhos inscritos devem ser encaminhados pela coordenação da unidade para a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, na Coordenadoria de Proteção Social Básica para a Comissão Organizadora do Concurso, no dia 22 de junho, no período entre 08h e 17h.

Podem participar as crianças participantes do SCFV, com idade entre 06 e 12 anos; Adolescentes participantes do SCFV, com idade entre 13 e 17 anos; Crianças participantes do Programa Siminina, com idade entre 06 e 12 anos e Adolescentes participantes do Programa Siminina, com idade entre 13 e 15 anos. Os trabalhos inscritos no concurso devem abordar obrigatoriamente a temática Trabalho Infantil, conforme categoria de faixa etária respectiva ao grupo, sob pena de eliminação do concurso.

Cada participante poderá concorrer com apenas 01 (um) desenho. O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel OPALINE BRANCO A4 120g/m². Para participar da competição, o desenho deve ser elaborado com técnica livre e manual, não podendo ser impresso. O desenho deverá ser inédito e individualmente produzido pelo (a) participante, sem o auxílio de terceiros. Fica proibido apresentar desenho com conteúdo discriminatório ou preconceituoso e/ou de estereótipo, cabendo à comissão organizadora definir trabalhos inapropriados para a competição.

A produção do desenho deve ser acompanhada pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Siminina das unidades de Cuiabá. O desenho não poderá ser emoldurado, dobrado ou enrolado, de forma a não danificar a obra. Os desenhos serão avaliados por uma comissão julgadora.

Astrogildo Aécio Nunes

Posso ajudar?