Assistência técnica fortalece produção de alimentos na Comunidade São Sebastião, em Santo Antônio de Leverger

Assistência técnica fortalece produção de alimentos na Comunidade São Sebastião, em Santo Antônio de Leverger
Assessoria Seaf

A atuação da assistência técnica tem sido fundamental para fortalecer a produção de alimentos e transformar a realidade de pequenos produtores rurais da Comunidade São Sebastião, localizada em Santo Antônio de Leverger, a 86 quilômetros de Cuiabá. As famílias são acompanhadas por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), que viabiliza projetos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Santo Antônio de Leverger integra o Consórcio Vale do Rio Cuiabá e vem se destacando pelos investimentos direcionados ao campo. Entre 2019 e 2025, a região teve acesso a R$ 3,9 milhões em investimentos do Governo do Estado por meio da Seaf, aplicados na aquisição de máquinas, implementos agrícolas, veículos, kits de irrigação, perfurador de solo hidráulico, entre outros equipamentos que ampliam a capacidade produtiva das comunidades rurais.

Responsável pela assistência técnica na região, o técnico em Agropecuária, projetos financeiros e de extensão rural da Empaer, Natan de Queiroz, ressalta que o trabalho desenvolvido vai além do acompanhamento produtivo. “Nosso papel é estar próximo do produtor, oferecendo orientação técnica e viabilizando projetos que permitam melhorar a produção, diversificar culturas e garantir sustentabilidade no campo. Esses investimentos têm impacto direto na renda das famílias e no fortalecimento da agricultura familiar”, destacou.

Um dos exemplos desse trabalho é o produtor Seo Lázaro Avelino dos Santos e sua esposa, dona Aparecida Neves dos Santos, que vivem há 36 anos em Santo Antônio de Leverger, no Sítio São Sebastião. Apesar de ter nascido e se criado na cidade, Seo Lázaro conta que sempre sonhou em ter uma propriedade rural. “Meus pais tinham terra em Guiratinga e acho que esse sonho veio da infância. Com muito trabalho e sacrifício, conseguimos adquirir essa área de 43 hectares. Depois que me aposentei, vi que era o momento de concretizar esse sonho”, revelou.

A trajetória produtiva começou com o cultivo de maracujá, atividade mantida por 17 anos. No entanto, o produtor explica que a cultura exige uma rotina intensa de polinização manual. “As flores abrem ao meio-dia e fecham às seis da tarde. O que a gente poliniza nesse período dá resultado, se não, a gente perde. Eu e minha esposa chegávamos a polinizar oito mil flores por dia, e mesmo assim não era metade da nossa produção de flores”, contou.

Com o passar do tempo, Seo Lázaro diversificou a produção, implantou o cultivo de limão, atualmente com 970 pés, e iniciou um novo projeto com 1.800 pés de café.  “Na nossa primeira colheita conseguimos 460 quilos, tudo feito manualmente. Vamos continuar com o café e expandir. Nosso objetivo é agregar valor ao produto. O sonho da nossa família é ter uma agroindústria aqui mesmo na propriedade”, afirmou.

Ele também destaca o impacto das políticas públicas voltadas ao pequeno produtor. “Acompanhar o trabalho da Seaf e o avanço do Governo do Estado junto à agricultura familiar é algo visível. Com o incentivo que estamos recebendo, a gente se anima. O pouco de café que produzimos é de qualidade e tenho certeza de que, com o apoio da Seaf e da Empaer, iremos longe”, reforçou.

Outro exemplo de fortalecimento da produção local, é do pequeno produtor Edson Barbosa, nascido e criado na região, cultiva sete hectares no sítio Bom Jesus, e foi beneficiado com mudas de banana por meio da Seaf, além de receber assistência técnica da Empaer. Ele produz as variedades banana-nanica, banana-maçã e banana-da-terra. “Conseguimos produzir e comercializar. Gostei muito da qualidade da banana-da-terra”, destacou o produtor.

A experiência da Comunidade São Sebastião demonstra que a presença constante da assistência técnica, aliada à viabilização de projetos e investimentos estruturantes, tem sido decisiva para o fortalecimento da agricultura familiar em Santo Antônio de Leverger, promovendo desenvolvimento, geração de renda e melhores condições de vida para as famílias do campo.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?