Abilio diz que falta de protocolo para uso de Monjauro no SUS dificulta início de programa

Abilio diz que falta de protocolo para uso de Monjauro no SUS dificulta início de programa
Reprodução/SBT Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que a ausência de protocolo para o uso do Monjauro pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dificulta o início do programa “Cuiabá Mais Leve”, que vai ofertar o medicmento gratuitamente a pacientes com grau três de obesidade. Abilio destacou que a caneta de emagrecimento é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, acredita que a Secretaria Municipal de Saúde receberá o aval do Ministério da Saúde para desenvolver a iniciativa pioneira no país. O prefeito pontuou que o objetivo não é simplesmente estético, deixando os pacientes mais magros, mas promover a saúde dos inscritos.

“Ou seja, nós não vamos trabalhar para que a pessoa perca peso só para ficar bonita. Nós vamos trabalhar para pessoa perder peso para ter saúde, qualidade de vida. Cada pessoa que a gente consegue fazer ela reduzir o seu peso e cuidar da sua saúde, é uma pessoa menos que vai estar na UPA por uma questão de infarto, é uma pessoa menos que vai estar na UPA por uma questão de AVC, é uma pessoa menos que vai estar na UPA por qualquer outra complicação”, falou Abilio Brunini ao SBT Comunidade.

O programa foi anunciado em junho deste ano. Abilio afirmou que empenharia R$ 1,2 milhão para a compra das canetas emagrecedoras. Em seguida, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) adotou a pauta, dobrando o valor aportado ao ‘Cuiabá Mais Leve’. Os R$ 2,4 milhões serão usados para a licitação do Monjauro e estruturação de uma clínica onde os pacientes farão o acompanhamento nutricional e de condicionamento físico, com treinamentos individualizados.

Ao assumir o mandato de prefeito, Abilio estava com 125 quilos. A obesidade somada a rotina desrregrada motivou o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e aos 41 anos o prefeito foi submetido a uma cirurgia de emergência no coração. O médico responsável pelo tratamento foi o cardiologista Juliano Slhessarenko que recomendou a perda de peso. Abilio e a primeira-dama Samantha Iris (PL) iniciaram o uso do Monjauro. O prefeito já eliminou 25 quilos. A experiência pessoal de Abilio é uma das motivações para implementar o programa em Cuiabá.

“Eu mesmo, por exemplo, ao ter perdido 25 quilos já tenho um condicionamento físico melhor, eu tenho uma condição de saúde melhor e a gente consegue eu já não tenho mais problemas que eu estava tendo quando eu estava com 125 quilos. Hoje eu tenho uma vida diferente e eu quero essa vida diferente pra nossa população cuiabana”, afirmou o prefeito.

(HNT)

Atos & Fatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?