Qual era a receita deste delineador egípcio de 2,7 mil anos? Estudo descobriu

Qual era a receita deste delineador egípcio de 2,7 mil anos? Estudo descobriu
Delineador preto usado no Egito Antigo e no Oriente Médio foi encontrado no Irã e continha ingrediente nunca antes visto em fórmulas de maquiagens do tipo — Foto: Silvia Amicone/CC BY 4.0

No sítio arqueológico de Kani Koter, no Irã, um recipiente de cerâmica encontrado em um túmulo de 2,7 mil anos continha um delineador preto usado no Egito Antigo e no Oriente Médio.

Esse item de maquiagem é conhecido como “kohl”, e o exemplar descoberto contém um ingrediente que nunca havia sido identificado em fórmulas antigas, segundo estudo publicado na revista científica Archaeometry.

O recipiente continha um pó preto feito de manganês e grafite natural – a primeira versão de kohl à base de grafite já encontrado no Irã.

Na fórmula, o grafite reflete a luz, produzindo um brilho metálico preto quando aplicado, além de aderir facilmente à pele. A mistura dos ingredientes triturados formou um pó fino que, provavelmente, era aplicado na área dos olhos.

Em cosméticos antigos, é comum encontrar material orgânico, seja gordura animal ou óleo vegetal, componentes que não foram encontrados neste exemplar.

A tumba em que o kohl foi encontrado continha outros itens pessoas, armas e ferramentas para manuseio de cosméticos, incluindo dois aplicadores e dois recipientes, um deles com pó suficiente para realizar análises científicas. Para os arqueólogos responsáveis pelo achado, o túmulo pertencia a uma pessoa de alto status, como um guerreiro.

(Por Redação Galileu)

Atos & Fatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?