Coronel Fernanda preside audiência pública para discutir sistema prisional e pessoas LGBTQIAPN+

Coronel Fernanda preside audiência pública para discutir sistema prisional e pessoas LGBTQIAPN+
Resolução deste ano do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ e Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária permite que travestis e transexuais escolham onde cumprir pena - Assessoria

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) presidirá nesta quinta-feira (12/12), em Brasília, audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para debater a resolução nº 2 do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ em conjunto com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. No texto, é permitido que travestis e transexuais escolham onde cumprirão pena: se em presídios masculinos ou presídios femininos.

Para a parlamentar, a resolução precisa ser debatida, já que afeta “sobremaneira o já combalido sistema penitenciário, pois misturará homens biológicos com mulheres biológicas”.

A deputada ressalta ainda que a resolução fere de morte o inciso XLVIII do artigo 5º da Constituição Federal que define que “a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado”.

“Se faz necessário o debate público acerca da matéria, bem como audiência pública com representantes do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária para esclarecimentos à Câmara Federal”.

A audiência pública será realizada no Anexo II, plenário 14, a partir das 10h (9h horário de Cuiabá). O encontro também será transmitido no canal do YouTube da Câmara.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?