Cuiabá celebra o ‘Dia Internacional dos Avós’ com uma programação especial

Cuiabá celebra o ‘Dia Internacional dos Avós’ com uma programação especial
Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional dos Avós (26 de julho), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, preparou atividades como forma de homenagear pessoas que tanto contribuíram com a cidade e merecem todo respeito, carinho e valorização.

A população idosa que reside em Cuiabá recebe atenção diferenciada da gestão Emanuel Pinheiro desde o primeiro ano de mandato em 2017, com a implementação de políticas efetivas a fim de oferecer um serviço de excelência. Todo atendimento e suporte necessários a esse público estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da Prefeitura de Cuiabá.

Na quarta-feira (26), a partir das 15h, os idosos assistidos pela unidade do Centro de Convivência de Idosos (CCI) João Guerreiro, localizado no bairro Altos do Coxipó, participarão de uma atividade virtual, por meio do grupo de WhatsApp, onde será abordado sobre a importância do convívio social e interação. Além disso, também será proporcionado um espaço para troca de experiências e apresentação das vivências com seus familiares.

Para o dia 27 (quinta-feira), a ação será realizada no período matutino, a partir das 9h, com uma palestra com o tema “Convívio e Fortalecimento de Vínculos”. Desta vez, serão os idosos referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Araçá.

Atualmente, 1.543 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos: o Maria Ignês, na região do CPA, com 325 assistidos; na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 309 idosos; na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 318; e no Centro, o CCI Padre Firmo, com 334 assistidos. Totalizando 1.286 idosos.

Além dos CCI’s, os idosos também participam de atividades desenvolvidas em algumas das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Sendo elas, o CRAS CPA, com 18 idosos cadastrados; no CRAS Dom Aquino, com 65; no CRAS Getúlio Vargas, com 60; CRAS Jardim União, com 25; CRAS Nova Esperança, com 09; CRAS Novo Colorado, com 17; CRAS Osmar Cabral, 20; CRAS Praeiro, com 09 idosos; e no CRAS do Tijucal, com 12 idosos assistidos. Totalizando 257 pessoas.

“Dentre as metas propostas pela gestão Emanuel Pinheiro está a promoção do suporte necessário aos idosos assistidos pelo município. Faz-se oportuno ressaltar que a Prefeitura conta com quatro unidades dos Centros de Convivência para Idosos – CCI’s, onde são ofertados serviços voltados para esse público. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial com os nossos idosos. Cabe, então, a nós, trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

26 de Julho

A escolha da data para celebrar o dia dos avós possui origem bíblica. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Em 2021, foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco e deverá ser comemorada todos os anos próximo do dia 26 de julho. O 2.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, em 24 de julho de 2022, tem como tema “Dão fruto mesmo na velhice”.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?