Janaina espera que deputado faça retratação por acusar mulheres de usarem medida protetiva para extorsão

Janaina espera que deputado faça retratação por acusar mulheres de usarem medida protetiva para extorsão
Janaina espera que deputado faça retratação por acusar mulheres de usarem medida protetiva para extorsão - VG Notícias

A presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) em exercício, deputada Janaina Riva (MDB) repudiou a fala do deputado estadual Hugo Garcia (Republicanos) por afirmar que algumas mulheres utilizam a medida protetiva para “extorquir” os maridos.

Janaina espera que Hugo faça uma retratação por colocar em “xeque” os mecanismos existentes de proteção à mulher em um dos Estados que mais matam mulheres no país.

“Como presidente em exercício e procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, afirmo que a fala do colega foi muito infeliz e espero sinceramente que ele se retrate”, declarou Janaina em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (23.09).

Segundo Janaina, a fala do parlamentar fragiliza ainda mais todo um sistema, considerado muito aquém do ideal para “fazer brecar” a violência de gênero e punir agressores e feminicidas.

“Tivemos um exemplo recente dentro do parlamento de que a violência contra a mulher precisa ser combatida em todas as frentes porque não escolhe classe social, cor da pela ou credo. Como representantes da população, é nossa obrigação garantir esses meios de combate”, finaliza.

Medida protetiva

O deputado estadual Hugo Garcia sugeriu em entrevista nesta segunda-feira (22.09), que a concessão de medida protetiva pela Justiça às mulheres vítimas de violência doméstica seja reanalisada. Citando o caso de violência doméstica denunciado pela sua ex-esposa, que pediu medida protetiva contra o parlamentar em dezembro de 2023 por sofrer ameaças por telefone, Hugo Garcia afirmou que algumas mulheres utilizam a medida protetiva para “extorquir” os maridos.

“Essa lei tem que ser levada à risca, mas tem pessoas usando-a de uma forma muito errada. Tem pessoas se aproveitando disso e extorquindo os maridos. Então, tem que se analisar”, disse o parlamentar em entrevista nesta segunda-feira ao Jornal da Cultura FM 90.7 com Antero Paes de Barros e Michely Figueiredo.

(VGN)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?