Projeto Piano Gente será retomado nas escolas da Rede Estadual de Ensino no dia 30 de agosto
O Projeto Piano Gente, proporcionado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) na Rede Estadual de Ensino, será reiniciado no dia 30 de agosto, quando as aulas serão retomadas. O pianista Arthur Scharnesky, acompanhado do saxofonista Jucimar Vidal, além de uma bailarina-coreógrafa, está se apresentando em 50 escolas estaduais localizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O Projeto Piano Gente é realizado pela Seduc-MT por meio do Projeto Educarte e continuará fazendo apresentações até o mês de outubro com uma proposta de levar a música erudita, representada pelo piano, aos estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Além de uma ferramenta de formação cultural, o projeto é uma oportunidade de oferecer lazer educativo nas escolas públicas. O objetivo do Piano Gente é despertar o lado artístico dos estudantes e abrir caminhos para que visualizem a música como uma possível trajetória profissional.
A Seduc espera que o piano, sendo um instrumento historicamente associado às salas de concerto, ao ser introduzido no contexto escolar público, desempenhe um papel de democratização da música erudita.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que com objetivos claros e metas definidas, o Projeto Educarte, por meio do Piano Gente, busca estabelecer uma nova relação dos estudantes com a música, particularmente com o piano.
“A ideia é que, por meio do contato direto com o instrumento, as crianças e adolescentes possam desenvolver habilidades musicais, além de fortalecer seus conhecimentos em história da música e apreciação artística”, disse Alan.
Além disso, argumenta o secretário, aspira-se que essa experiência possa motivar os estudantes a considerarem as artes, especialmente a música, como um campo profissional muito promissor. “Certamente, o impacto na vida destes estudantes está sendo profundo”.
Na avaliação do líder do Projeto Educarte, Fábio Lima da Cruz, as 50 escolas participantes do projeto nas 13 diretorias regionais de educação já relatam mudanças no ambiente escolar.
“Estudantes e professores das primeiras escolas que receberam o projeto já percebem um aumento significativo no interesse pelas atividades culturais e no envolvimento com a vida escolar de maneira geral”, disse
Para Fábio, esse estímulo à cultura musical, especialmente no formato oferecido pelo Piano Gente, é um forte aliado na formação integral dos estudantes, contribuindo com seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
De acordo com ele, a presença do Projeto Piano Gente nas escolas estaduais eleva a autoestima de crianças e jovens proporcionando um refúgio emocional que os levam à reflexão.
“Nunca imaginei que tocaria piano um dia em uma escola pública. Esse projeto mudou minha visão enquanto instrumentista e sobre o que a música é capaz de fazer no contexto pedagógico e social”, relatou Arthur Scharnesky.
Ele acrescentou que ver a empolgação dos estudantes ao descobrir o piano é muito emocionante. “Estava ansioso por uma iniciativa como essa em minha carreira”, comentou.
Projeto Educarte
Para a Seduc, o Projeto Educarte e suas muitas ações, como o Piano Gente, é um marco na política de inclusão cultural nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O Educarte engloba música, dança, teatro, comunicação e artes visuais adotando uma postura de investigação, além de propor uma abordagem transversal do conhecimento.
Através do Educarte, os estudantes são encorajados a explorar um fazer artístico que vai além da expressão pessoal, estimulando um processo pessoal de emancipação. “Essa estratégia não apenas melhora a proficiência dos estudantes nas várias modalidades de ensino, mas também promove a integração de novos conhecimentos, criando um cenário onde a arte e a educação caminham lado a lado na trajetória educacional”, finaliza Fábio Lima.
Associação Piano Gente
A Associação Piano Gente, desde 2018, leva música a públicos e a lugares inusitados de Mato Grosso. Já fez mais de 200 apresentações em concertos de piano e outros instrumentos que levam o público espectador a sentir emoções por meio da música.