ESTRAGO DO EL NIÑO – Cuiabá teve janeiro 2,4°C mais quente e chuva abaixo da média

ESTRAGO DO EL NIÑO – Cuiabá teve janeiro 2,4°C mais quente e chuva abaixo da média
Dados do Inmet mostram mês mais quente e seco na Capital - Arquivo/MidiaNews

A cidade de Cuiabá registrou um mês de janeiro com chuva muito abaixo e com temperaturas muito acima da média para o normal do mês. Os dados são do Inmet (Instituto nacional de Meteorologia).

Segundo o Instituto, foram registrados somente 134,1mm de chuva na cidade, enquanto o normal para janeiro, um dos meses mais chuvosos do ano, seria de 238,3mm. Isso quer dizer que só choveu 56% do que geralmente costuma chover, levando em conta a normal climatológica com os dados de 1991-2020.

Já a temperatura ficou acima da média. A média das temperaturas foi de 29,1°C, ou 2,4°C acima da normal climatológica para o mês, que é de 26,7°C.

Ao olhar somente para as temperaturas máximas, a média foi de 35,5°C, o que é 2,5°C acima da média do mês, de 33°C. A maior temperatura máxima registrada no mês foi de 38,4°C, no dia 28.

Os dados levantam um alerta já que nos últimos meses do último ano, Cuiabá registrou diversas ondas de calor, com temperaturas muito acima da média, e já registrava acúmulo de chuvas muito abaixo do normal.

Algumas cidades do interior de Mato grosso já decretaram situação de emergência por causa da forte seca. Até o início de fevereiro já eram 43 municípios em situação de emergência no estado, entre eles Sorriso, Juara e Chapada dos Guimarães.

Desde meados do ano passado, o Brasil vem sofrendo com o El Niño, fênomeno que elevou as temperaturas em Mato Grosso e deve se estender até abril.

(MidiaNews)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?