Fim dos gases: quantas horas o feijão precisa ficar na água antes de cozinhar?
A maioria das pessoas sabe que é necessário garantir que o feijão fique de molho na água. No entanto, qual é exatamente o tempo esperado? Confira.
O feijão é uma importante fonte de proteína, um nutriente essencial para a formação e a manutenção dos músculos. Além disso, também contém fibras, ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, que conferem energia.
Portanto, tornaram-se um dos principais elementos das refeições dos brasileiros, graças à versatilidade. Afinal, pode ser consumido de diversas formas: cozido, refogado, em saladas, sopas, bolinhos e até em sobremesas.
Por quanto tempo o feijão deve ficar na água?
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que querem preparar um feijão saboroso e macio. Desse modo, o tempo de molho dos grãos depende do tipo e da qualidade, mas, em geral, é preciso deixá-lo por pelo menos 8 horas na água.
Ou seja, antes de dormir, organize os ingredientes e mantenha o recipiente em um local bem ventilado e longe da luz solar. Esse período ajuda a reduzir o tempo de cozimento e a eliminar antinutrientes que causam gases no intestino.
Essa recomendação vale para todas as leguminosas
Diante das dicas acima, é essencial mencionar que se aplica aos alimentos do grupo das leguminosas. Sendo assim, os vegetais que pertencem à família das Fabaceae: ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim e as variedades de feijão.
Os carboidratos complexos e micronutrientes que o corpo não digere facilmente, resultando em flatulência. Dito isso, se você comeu feijão em um restaurante e experimentou a sensação de estufamento, pode ser a falta do demolho.
Afinal, o que é a espuma branca que sai do feijão?
Outra característica que mostra que o feijão não ficou na água o suficiente é o excesso de espuma branca. Logo, trata-se de um resíduo que reúne uma parcela das proteínas solúveis que se desprendem após a fervura.
Nesse caso, basta usar uma escumadeira e remover as bolhas da superfície, pois ela costuma transbordar e sujar o fogão. Essa medida melhora o aspecto do feijão, incluindo a textura e o sabor, que ficam livres de qualquer gosto residual.
(Adriana Araújo)